A Fifa divulgou, nesta terça-feira (14), em seu congresso anual, mais detalhes sobre o novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025, com 32 clubes, a cada quatro anos. E o anúncio trouxe novidades importantes para o futebol brasileiro.
A primeira decisão é que os continentes com pelo menos quatro vagas no Mundial terão os campeões continentais dos quatro anos anteriores com presença confirmada. Isto significa que os vencedores da Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 e 2024 estarão assegurados no torneio.
A Conmebol terá um total de seis vagas. O critério para definir os outros dois representantes da América do Sul será o ranking, respeitando o período entre 2021 e 2024.
Mas, no caso do Brasil, o país não terá neste Mundial de 2025 outros representantes pelo ranking. Isso porque a regra da Fifa diz que "um limite de dois clubes por país será aplicado para a classificação, com exceção do caso de mais de dois clubes do mesmo país vencerem a principal competição de clubes da confederação durante o período de quatro anos".
Desta maneira, a única chance de Grêmio e Inter é o título da Libertadores em 2023 ou 2024. O Colorado está classificado para a edição deste ano. Já o Tricolor tenta, nesta temporada, a vaga para a Libertadores de 2024.
Se os clubes do Brasil (sem contar Flamengo e Palmeiras) vencerem a Libertadores em 2023 e 2024, teremos quatro brasileiros no Mundial. Neste caso, as duas vagas pelo ranking da Conmebol ficariam para os clubes de outros países da América do Sul.
O súper Mundial da Fifa está previsto para junho de 2025, com sede a ser definida, com oito grupos de quatro equipes. Os dois primeiros avançam para as oitavas de final. Depois, quartas, semi e final.
As vagas estão distribuídas desta maneira: Europa (12), América do Sul (6), Ásia (4), África (4), América do Norte, Central e Caribe (4), Oceania (1) e país-sede (1).
Em 2023, o Mundial será disputado no modelo dos últimos anos, com sete participantes. Em 2024, os campeões continentais (incluindo América do Sul) disputarão um playoff. O vencedor enfrentará o campeão da Liga dos Campeões da Europa.
Fonte(s): Gaúcha / ZH