O cartaz de Inter e Esportivo anunciava o retorno de Luiz Adriano ao Beira-Rio vestindo a camisa colorada em uma partida oficial. A expectativa foi confirmada[no momento em que o centroavante apareceu para virar o placar para 2 a 1, quando o jogo parecia se complicar para o time de Mano Menezes. Além de Luiz Adriano, Mauricio, Alan Patrick e Alexandre Alemão também marcaram no 4 a 1 da tarde deste sábado (11), no Beira-Rio. O gol do Esportivo foi de Xandy.
A vitória fez o Inter confirmar a segunda colocação na primeira fase do Gauchão. O adversário será o Caxias, com o mata-mata começando no próximo final de semana, em Caxias do Sul. O Esportivo, que até ensaiou uma surpresa nos minutos iniciais, acabou o Estadual na última colocação e foi rebaixado.
Dos testes, Luiz Adriano e Matheus Dias foram aprovados e John não foi tão exigido. Por outro lado, Mário Fernandes novamente não fez um bom jogo e saiu lesionado.
Suspenso, Mano Menezes não esteve na beira do gramado e foi substituído pelo auxiliar Sidnei Lobo. Para o confronto, a comissão técnica optou pela preservação dos titulares Keiller, Bustos e Johnny. Além deles, o artilheiro Pedro Henrique também ficou de fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo no Gre-Nal.
Em razão das quatro mudanças e do ímpeto da equipe de Bento Gonçalves, que precisava exclusivamente da vitória para permanecer na Série A, o Inter demorou a engrenar na partida e saiu atrás no placar.
O baixinho Xandy, que três minutos antes já havia assustado o goleiro John, apareceu novamente pela ponta esquerda e, com liberdade, arriscou um chute forte de fora da área. John nada pôde fazer para impedir que a bola entrasse no canto direito, fazendo 1 a 0 para o Esportivo. Neste momento, ouviu-se as primeiras vaias da torcida.
Entretanto, o Inter não se abalou e logo foi em busca da reação, achando o caminho do gol pelo lado esquerdo, com as combinações entre Renê e Wanderson. Aos 16 minutos, Wanderson venceu a marcação em velocidade e, próximo da linha de fundo, cruzou para Mauricio, que apareceu na pequena área e mandou no ângulo, deixando tudo igual: 1 a 1.
O Colorado seguiu insistindo em jogadas de Wanderson pela esquerda, e o gol da virada também saiu por ali. Aos 35 minutos, mais uma vez o camisa 11 superou seu marcador com um drible rápido e cruzou. Desta vez foi Luiz Adriano quem apareceu para mandar para as redes, fazendo 2 a 1. Na comemoração, o centroavante foi ao encontro de seu pai e seu irmão que, emocionados na arquibancada, vibravam com o gol do retorno.
No retorno do intervalo, o jogo ficou mais aberto a partir da tentativa do Esportivo de ir para o tudo ou nada. O Inter se aproveitou desta ansiedade do adversário e tomou conta do confronto. Se no primeiro tempo as chances apareciam apenas pela esquerda, na segunda etapa vieram pelos dois lados. Mauricio, que já tinha aparecido com o gol de empate, cresceu na partida e auxiliou o Colorado a ampliar o marcador.
Aos 14 minutos, o camisa 27 recebeu pela direita, pedalou e serviu Alan Patrick no bico da área. O camisa 10 dominou e, de perna esquerda, bateu no cantinho, sem chances para o goleiro do Tivo, fazendo 3 a 1 para o Inter.
A vantagem permitiu ao Inter dosar a energia de seus principais jogadores e realizar novas observações. Entraram Alemão, Johnny e Lucas Ramos, com a passagem de Mauricio para a articulação. Moledo também entrou para aumentar a estatura da zaga, enquanto Mário Fernandes, lesionado, saiu para a entrada de Bustos. Neste momento, o Esportivo tentou ampliar seu leque ofensivo com trocas, mas não foi o suficiente.
O final de jogo ainda teve pressão do time de Bento Gonçalves. Após cruzamento da esquerda, um cabeceio de João Gabriel passou raspando a trave de John, mas foi só. Foi tempo mesmo de Alexandre Alemão deixar sua marca e ampliar para 4 a 1. Aos 40 minutos, após milagrosa defesa de Copetti em finalização de Matheus Dias, o centroavante aproveitou o rebote, se jogou na bola e fez ela cruzar a linha.
Fonte(s): Gaúcha ZH