Foi desmontada na sexta-feira (24) parte da estrutura da ponte pênsil que caiu e causou a morte um jovem na madrugada de segunda-feira (20), no município de Passo de Torres, Sul catarinense. A ponte faz divisa com o Rio Grande do Sul.
Conforme a prefeitura da cidade, foram retirados os estrados de madeira da ponte. Os cabos de aço não removidos, pois devem passar por uma nova perícia.
A retirada de parte da estrutura foi realizada após pedidos dos pescadores. A prefeitura informou que os estrados de madeira que estavam caindo atrapalhavam o fluxo de embarcações, portanto, foi retirada.
Atualmente, a cidade possui uma outra ponte que dá acesso ao outro lado do Rio Mampituba, na cidade de Torres (RS). Esta, porém, é destinada à circulação de veículos.
Reconstrução
A prefeitura afirma que há interesse em construir ou reconstruir a estrutura no local. Porém, o trabalho ainda não foi definido e não há informações sobre formato da ponte ou datas.
O governo municipal comenta que, caso seja de fato realizada a reconstrução da ponte, os trabalhos devem ser feitos após as investigações sobre o acidente, que estão sendo realizadas pelas polícias Civil e Científica.
Acidente com queda da ponte
O incidente ocorreu na madrugada de segunda-feira (20), por volta das 2h50, quando um dos cabos de sustentação da ponte pênsil cedeu, enquanto um grupo atravessava a estrutura.
Imagens que flagraram o momento sugerem que havia aglomeração no local. Além disso, jovens aparecem se balançando e pulando sobre a ponte, o que é proibido por placas. Conforme apurado, alguns deles retornavam de uma festa de Carnaval, em Passo de Torres.
Fonte(s): ND+