Das redes sociais para a vida real, golpistas fazem vítimas se apaixonarem, tiram dinheiro e bens delas, depois desaparecem, há situações em que os estelionatários iludem sem precisar sequer ver a pessoa, o mais recente aplicado no Brasil teve até ator na jogada e se travava do astro Johnny Depp, conhecido pelos filmes “Piratas do Caribe”.
O delegado Lucas Almeida dá conselhos sobre como agir nesses casos. “Sempre eles usam essa tática do sentimento, há uma conversa de até um ano entre o mal-intencionado e o seu alvo, o que chama a atenção é a paciência que eles possuem, então existe um envolvimento, eles esperam o momento certo para enganar, desconfie sempre que alguém peça dinheiro”, explica.
Existe na legislação o estelionato afetivo que se configura a partir de relações de caráter emocional ou amoroso, cuja definição tem origem no artigo 171 do Código Penal.
Em Pinhalzinho (SC), segundo a autoridade policial chegou ao conhecimento da polícia, conversas envolvendo falsos oficiais americanos e um morador local.
“Um idoso chegou na delegacia e falou que estava namorando com uma mulher americana, quando ele mostrou a fotografia, percebemos ser imagens da internet, então esse foi o artifício usado, ele não chegou a fazer depósitos, ficou na tentativa”, comentou.
Fonte centro oeste