As inscrições para o vestibular unificado UFSC/IFSC 2023 abrem nesta segunda-feira (12). No total, são 5.506 vagas disponíveis. A taxa de inscrição é de R$155, mas há possibilidade de pedir isenção do valor, de acordo com critérios estabelecidos no edital (veja abaixo).
Entre as vagas, 4.542 são destinadas à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e 964 ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O candidato deve escolher apenas um curso entre as opções ofertadas pelas instituições.
As provas acontecem nos dias 10 e 11 de dezembro, das 14h às 19h.
A UFSC oferta vagas em 100 graduações localizadas nos campi de Araranguá, Blumenau Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
No IFSC, são 46 graduações nos campi de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.
Isenção da taxa de inscrição
Para pedir isenção, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo per capita e ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública. Há opção de ter recebido bolsa total em escola da rede privada.
A isenção pode ser solicitada até o dia 3 de outubro através do formulário no site da UFSC. Confira a documentação que deve ser anexada:
Histórico escolar referente a todas as séries do Ensino Médio (ou certificado de conclusão contendo a escola em que o candidato cursou cada série/ano do Ensino Médio).
Caso esteja cursando a última série, deverá ser anexado também uma declaração da Instituição de Ensino de que está matriculado na última série.
Candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola da rede privada deverão anexar declaração da Instituição de Ensino de que receberam bolsa total em todas as séries.
Segundo a UFSC, não serão aceitos documentos sem identificação do candidato, sem assinatura e carimbo do servidor responsável pela emissão, documentos sem validade legal, ilegíveis ou incompletos.
O resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição será divulgado até 5 de outubro. Candidatos cujo pedido de isenção não tenha sido aprovado deverão fazer o pagamento até o dia 13 de outubro.
Fonte(s): g1-sc