Os casos confirmados de varíola dos macacos em Santa Catarina subiram para 61 e estão distribuídos em 16 cidades catarinenses, conforme atualização dos dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) nesta terça-feira (23). Dois pacientes foram diagnosticados com a doença nas últimas 24 horas.
De acordo com a Dive/SC, outras 224 pessoas estão sob análise das equipes de saúde e são consideradas como casos suspeitos. Três são avaliados como casos prováveis, com investigação laboratorial não realizada ou inconclusiva. Das 416 notificações de Monkeypox, 128 foram descartados.
O órgão informou que não possui dados relativos ao número de pessoas consideradas curadas da varíola e quantas ainda estão em período de transmissão da doença.
Segundo a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a vigilância de casos de Monkeypox, publicada no começo de agosto, o período de transmissão do vírus se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Em Santa Catarina, Florianópolis concentra um terço dos casos de todo Estado e soma 21 pessoas positivadas para a varíola dos macacos. Joinville é a segunda cidade com mais registros e possui 10 pacientes confirmados. Balneário Camboriú e Blumenau possuem seis casos cada.
Veja o número de casos de varíola dos macacos por cidade de SC:
Florianópolis: 21
Joinville: 10
Balneário Camboriú: 6
Blumenau: 6
Brusque: 4
Camboriú: 3
São José: 2
Abelardo Luz: 1
Balneário Piçarras: 1
Chapecó: 1
Itajaí: 1
Jaraguá do Sul: 1
Leoberto Leal: 1
Palhoça: 1
Paulo Lopes: 1
São João Batista: 1
Total: 61
Fonte(s): NSC