Na tarde do último domingo (29), por volta das 17h, o município de Campo Alegre, no Norte de Santa Catarina, foi atingido por um temporal acompanhado de muito vento. Na segunda-feira (30), a Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado de categoria F-0. Conforme a Administração Municipal, as rajadas de ventos tiveram a intensidade aproximada de 15 a 26 m/s (de 54 a 94 km/h). Não se descarta que, pontualmente, estes valores de vento possam ter sido superiores aos citados.
O temporal causou diversos danos às famílias do município, desta forma a Defesa Civil foi acionada e começou o trabalho acompanhada pelo Corpo de Bombeiros de Campo Alegre, onde auxiliaram as famílias atingidas, distribuíram lonas e desobstruiram estradas e acessos de propriedades rurais, onde árvores caíram com os ventos.
A Defesa Civil também agiu em conjunto com duas equipes da Celesc para reativar o mais breve possível o fornecimento de energia elétrica. Na segunda-feira, mais de 1200 unidades consumidoras estavam sem luz.
“É importante manter o cuidado com a rede de energia elétrica e sempre considerar a rede ligada, não se aproximar de árvores ou outros materiais caídos na rede de energia elétrica pois pode acontecer da rede estar ligada e ser eletrocutado”, informou a prefeitura de Campo Alegre..
Segundo o Coordenador da Defesa Civil André Carlos Steffanes, diversas árvores foram arrancadas pelo vento e centenas de casas foram destelhadas.
Fonte(s): ClicRDC