Nos primeiros três meses de 2022, o número de mortes violentas caiu 15,6% em Santa Catarina. No período, foram registrados 146 homicídios - no mesmo intervalo de 2021, foram 173 assassinatos.
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam ainda que, dos 295 municípios do Estado, 226 não registraram assassinatos nesse período.
O município que registrou maior queda no número de homicídios foi Joinville, no Norte de SC. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, 19 assassinatos ocorreram na cidade. Já no mesmo período deste ano, foram seis.
Por outro lado, São José foi a cidade onde os números mais aumentaram. Em 2021, quatro pessoas foram assassinadas no município e, neste ano, o registro subiu para 12 homicídios, o maior número do Estado. De acordo com os dados da SSP, as outras duas localidades onde mais ocorrerram assassinatos foram Florianópolis, com 10 mortes, e Chapecó, com oito.
Segundo o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Giovani Eduardo Adriano, em 2021, Santa Catarina teve a menor taxa de homicídios da série histórica, iniciada em 2008.
— As nossas instituições trabalham de forma integrada. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica estão de mãos dadas. Fazemos reuniões semanais para acompanhar os nossos índices e fazer as correções necessárias. Esse é um modelo de excelência, que outros estados já estão buscando copiar — ressalta Adriano.
Fonte(s): NSC