Um puma, também conhecido como onça-parda, morreu atropelado em Garuva, no Norte de Santa Catarina. O animal, que está ameaçado de extinção, foi atingido na SC-417 e recolhido pela Secretaria de Saneamento Ambiental do município às margens da rodovia, segundo o g1 SC.
De acordo com o biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Christian Raboch, a espécie é considerada rara, mesmo podendo ser encontrada por todo o país. O animal está na lista de espécies ameaçadas de extinção.
— Tem pessoas que conhecem por puma, onça-parda, leão-baioneta, suçuarana. Mas aqui na nossa região conhecem mais por puma e onça-parda — afirmou.
Imagens do puma começaram a circular no final de semana em aplicativos de mensagem. Na noite de domingo (10), bombeiros saíram em busca do animal.
O puma foi encontrado no acostamento, pela Secretaria de Saneamento Ambiental, apenas na segunda-feira (11). Moradores tiraram a onça do meio da rua. Depois do resgate, o animal foi levada para uma clínica veterinária pela prefeitura, para manter o estado de conservação.
Não há confirmação de quando ocorreu o atropelamento.
Fonte(s): NSC