Mais da metade das praias com selo internacional Bandeira Azul no país são de Santa Catarina. Das 22 praias contempladas com a certificação na última edição, 12 são catarinenses. E o estado pode ter alcançado este destaque através de vários fatores, entre eles, investimentos em infraestrutura e ações ambientais, segundo Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa no Brasil.
"O Estado se promove como um destino diverso e organizado, com ações regionalizadas que fortalecem as ações individuais de cada município”, afirma.
As cidade que aparecem na frente com mais bandeiras são Bombinhas e Penha, cada uma com três bandeiras; Balneário Camboriú e São Francisco do Sul têm duas em cada. As outras duas ficam em Governador Celso Ramos e Balneário Piçarras.
As praias são avaliadas por júris nacionais e internacionais e precisam estar dentro de 34 critérios, distribuídos nos seguintes temas: qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental. O hasteamento da Bandeira Azul assegura aos visitantes mais informações sobre os locais, qualidade da água e ações de educação ambiental.
"As auditorias são realizadas pela equipe do Instituto, por auditores e principalmente pelos usuários da praia que nos mandam seus questionamentos e denúncias sempre que algo errado acontece”, explica Leana.
Fonte(s): G1 Santa Catarina