Uma cobra-do-milho foi encontrada em um terreno em Xanxerê, no Oeste catarinense. Um morador levou o animal, que não é venenoso, ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar, informou a corporação. A espécie é originária do Sudeste dos Estados Unidos e rara no Brasil.
O animal foi levado ao quartel no domingo (27) e tinha pequenos ferimentos. Por essa razão, os bombeiros encaminharam a cobra na segunda-feira (28) ao Hospital Veterinário de Xanxerê.
Origem e riscos
De acordo com o herpetólogo Alex Giordano Bergmann, não há motivos naturais para que essa espécie migre para o Brasil e para a região Oeste de Santa Catarina.
"Ela é uma espécie realmente incomum porque ela não deveria ocorrer no Brasil. É um animal que acaba sendo comercializado como pet e, às vezes, foge por descuido do proprietário ou, às vezes, o proprietário acaba perdendo o gosto por criar o animal e solta, achando que ele pode viver em qualquer tipo de ambiente. Mas motivos naturais para ela vir pra cá não teriam", afirmou Bergmann.
Segundo ele, o risco de soltar a cobra na natureza é que essa espécie exótica se reproduza na região.
"A principal questão é que se esse animal realmente fugiu de um proprietário ou foi solto, ele pode acabar se dando bem aqui no ambiente. Ela vai encontrar rato, alimento, abrigo e, se por acaso encontrar um parceiro, pode acabar se reproduzindo, e aí a gente tem mais uma espécie exótica que acaba se instalando no país, podendo causar problemas na natureza", disse.
Fonte(s): G1 Santa Catarina