Tenho abordado o crescente número de furtos nas ruas de Chapecó desde o início desta coluna e nos programas diários da Oeste Capital. Em 2021, o balanço da Polícia Militar indicou aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. É um sinal claro de alerta às autoridades e à população em geral. Na manhã desta quarta-feira, dia 16, um ouvinte nos enviou imagens da ação de um criminoso no estacionamento de uma ótica da Av. Getúlio Vargas, próximo da Rua Florianópolis. O autor aproveitou a distração de uma trabalhadora – que estacionou o carro para realizar uma entrega rápida no estabelecimento comercial, e levou uma mochila da mulher. Depois, saiu em direção à avenida com o objeto em mãos e não foi mais localizado.
Prejuízo
O ladrão levou celular, bolsa, cartões de crédito e dinheiro em espécie. Um rombo absurdo no orçamento da mulher, além do baque psicológico: “ela ficou muito transtornada”, nos informou o ouvinte. O Boletim de Ocorrência foi formalizado, mas sabemos o quão difícil é localizar os objetos e identificar o sujeito após uma ação como essa.
Distração
Estacionar o veículo em local com iluminação precária à noite ou esquecer de trancar as portas, são dicas importantes. E infelizmente, em Chapecó, a distração dos motoristas segue como um dos principais fatores de impulsionamento nos casos de furto. A ideia é dificultar ao máximo a vida dos bandidos. Isso não significa que as ações criminosas zerariam, mas haveria uma diminuição relevante de registros na cidade.
Contato com a coluna
As ideias de abordagens para este espaço seguem por meio do e-mail mateusmotemezzo@unochapeco.edu.br. E claro, abordamos os temas pela Rádio Oeste Capital diariamente, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, nos programas de jornalismo.
Fonte(s): ClicRDC