Um rastro de fogo que cruzou o céu de Chapecó chamou a atenção de diversos moradores do município durante a madrugada desta terça-feira (08). O fenômeno, que está associado à queda de lixo espacial, foi registrado por volta das 4h30, nas proximidades do bairro Efapi, mas foi visto de diversos outros pontos da cidade. (assista acima).
O motorista Edison Antonio Jung, de 41 anos, estava trabalhando quando ao observar o céu percebeu a queda do objeto. Segundo ele, o fenômeno durou cerca de dois minutos e desapareceu. “Quando eu olhei, pensei que fosse um avião, mas aquela bola de fogo começou a soltar alguns pedaços que sumiram no ar, como o céu estava limpo, dava para ver bem, por isso peguei o celular e comecei a filmar”, relata Edison.
Em entrevista ao programa Som e Café News, o professor Carlos Rutz disse que o fenômeno trata-se de lixo espacial que estava em órbita desde o dia 20 de novembro de 1998 e que seria parte do lançamento de uma das missões da Estação Espacial Internacional. “O objeto estava na ‘agenda de quedas’ de lixo espacial para reentrar no dia 12 de março, mas entrou antecipadamente”, finalizou o especialista em matemática.
Conforme a NASA, mais de 6.000 satélites já foram lançados na órbita do planeta Terra, mas muitos deles estão atualmente desativados e aproximadamente 200 deles caem todo o ano. Ao entrar em contato com a atmosfera, grande parte dos destroços é queimada e destruída. Os que conseguem atravessar essa barreira geralmente caem nos oceanos.
Fonte(s): ClicRDC