(49) 99811-5023

NO AR

CALDEIRÃO MUSICAL

emy10.com.br

Brasil

PIB de SC cresce 8,3% em 2021, estima Secretaria de Desenvolvimento

Publicada em 08/03/2022 às 07:23h - 113 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Santa Catarina encerrou 2021, o segundo ano da pandemia, com crescimento de 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme estimativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). A alta da geração de riqueza no Estado foi puxada principalmente pelos setores de serviços, comércio e indústria. De acordo com o economista Paulo Zoldan, que coordena a pesquisa, o resultado de SC superou o do PIB brasileiro, que teve alta de 4,6% no ano passado segundo o IBGE, e também o da maior economia do Brasil, São Paulo, que cresceu 5,7% no ano.

 

A Secretaria de Desenvolvimento faz uma projeção porque os PIBs oficiais dos estados são divulgados um ano depois. A estimativa da pasta para o primeiro ano da pandemia, 2020, foi de -1,1%, mas o dado oficial sairá em dezembro deste ano. No quarto semestre do ano passado, a economia de SC, a exemplo da brasileira, sentiu retração, o que reduziu o ritmo de expansão que vinha desde o início do ano.  

 

O setor de serviços, que tem o maior peso no indicador (cerca de 68%), alcançou crescimento de 7,6% em 2021. Nesse grupo estão os volumes de serviços e de comércio pesquisados pelo IBGE, além de dados sobre serviços financeiros, públicos e de saúde, que também são incluídos, explica Zoldan. A maior alta, de 8,6%, foi do comércio.

 

Outro setor que puxou a alta foi a produção da indústria de transformação, que cresceu 10,2% ano passado, segundo o IBGE. Quase todos os ramos cresceram. A única exceção foi a indústria alimentícia, que recuou -10,4%.

 

A agropecuária catarinense fechou 2021 com retração de --1,6%. O que puxou para baixo foi a agricultura, que teve queda de -6% em função de quebras nas culturas de milho, arroz, fumo, cebola, batata e tomate. A pecuária cresceu 3,5% no ano, mas não foi suficiente para anular a perda da produção no campo.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon, o crescimento de SC ficou acima da média nacional, com os melhores resultados na geração de empregos. Na avaliação dele, além do desempenho positivo no mercado interno, o comércio exterior também ajudou.

 

- A alta de 8,3% é bastante satisfatória. Outros números que a gente acompanha trazem esse crescimento. O índice IBCR, do Banco Central, nos colocou em segundo lugar no país, com alta de 6,4% no ano passado, atrás apenas do Rio Grande do Sul que cresceu 7,4%. A gente observa a geração de empregos e os dados das pesquisas do IBGE, que têm mostrado Santa Catarina sempre bem-posicionada. Eu faço comparações com os estados do Centro-Sul, que têm economias mais parecidas com a nossa – explica Paulo Zoldan.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13345510
Usuários Online: 2476
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações