Um homem foi flagrado enquanto cavalgava pela faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, na tarde de quarta-feira (2). Vídeos e fotos da cena viralizaram nas redes sociais.
A prefeitura informou que uma equipe de fiscalização abordou o cavaleiro durante rondas de rotina e o orientou a seguir pelo asfalto. A recomendação foi acatada, segundo a assessoria. A prática é proibida por lei municipal.
As imagens que circulam na internet mostram um homem montado a um cavalo, enquanto puxa outro animal por uma corda. Segundo a Guarda Municipal, não houve chamado para atender a ocorrência, mas, com base em um dos vídeos que circula, a cena foi gravada na altura do chuveiro 34 da orla.
A Guarda também informou que é expressamente proibida a presença de animais na faixa de areia, conforme Lei Ordinária 4085/2017, que diz ser "expressamente proibida a presença de cães, gatos ou outros animais em praias a qualquer título, exceto cães guia".
A mesma norma é encontrada no artigo 114 do Código de Postura de Balneário Camboriú, que ainda prevê a imediata limpeza dos dejetos dos animais, caso ocorra.
O Corpo de Bombeiros Militar também foi procurado e relatou que um guarda-vidas enxergou os animais na faixa de areia, com um homem montado a um deles, mas que estava no mar, em ronda, no momento.
Fonte(s): G1-SC