Uma bebê de quatro meses morreu com Covid-19 em um hospital de Blumenau. Ela morava com a família em Guabiruba, também no Vale do Itajaí, e foi levada à UTI da unidade da cidade vizinha em janeiro. A morte aconteceu no último dia 17, mas a prefeitura só foi notificada no final da tarde de sexta-feira (18).
Conforme a Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, o município investigará o caso na próxima semana. Esta é a primeira vítima do coronavírus com menos de 18 anos da cidade de quase 25 mil habitantes. Até então, a guabirubense mais nova a morrer por Covid-19 havia sido uma mulher de 24 anos, em setembro de 2020.
A menina de quatro meses chegou a ficar internada no Hospital Azambuja de Brusque, mas foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio de Blumenau, referência no atendimento pediátrico, em 16 de janeiro. No mesmo dia ela foi internada na UTI e fez o teste de Covid-19, que deu negativo, ainda segundo a Vigilância Epidemiológica.
A instituição não soube informar quanto tempo a pequena ficou hospitalizada em Brusque antes da transferência.
A internação teria sido por conta de uma síndrome respiratória. O diagnóstico do coronavírus aconteceu no dia 20 de janeiro. Depois de um mês hospitalizada, a bebê não resistiu às complicações e faleceu na quinta-feira (17).
O corpo foi sepultado no cemitério municipal de Brusque, na sexta.
Este foi o 54º óbito por coronavírus de Guabiruba.
Coronavírus em Santa Catarina
Santa Catarina se mantém com 13 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarela) para a Covid-19, conforme a Matriz de Risco atualizada neste sábado (19) pelo governo do Estado. Outras quatro áreas seguem em risco moderado (cor azul).
Mais de 1,5 milhão de catarinenses contraíram a doença, ainda de acordo com o governo do Estado. São 21.179 mortos e 34.680 casos ativos espalhados por 289 municípios. A região com a maior quantidade, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 939 para cada 100 mil habitantes. A que menos tem é a Foz do Rio Itajaí (197).
Atualmente, há 1.037 leitos de UTI adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado, dos quais 833 estão ocupados, sendo 257 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19 A taxa de ocupação de UTI adulto é de 80,3%.
Fonte(s): NSC