Mais de 360 mil infrações foram flagradas nas rodovias estaduais de Santa Catarina em 2021. Levantamento feito pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) mostra um crescimento de 5% nas multas aplicadas no ano passado em relação ao anterior. O excesso de velocidade, com 143 mil autuações, foi o erro mais cometido pelos condutores e flagrado pelos agentes nas estradas catarinenses.
Transitar com o farol apagado foi outra infração que rendeu prejuízo financeiro e alguns pontos a menos na carteira dos motoristas em SC: foram 47 mil multas aplicadas. Na sequência, em pleno século 21, vem a não utilização do cinto de segurança, com 35,5 mil autuações. Conduzir veículos com lâmpada queimada ou problema no sistema de iluminação, com 21,6 mil, vem na quarta posição.
Ao todo, de acordo com dados da PMRv, 5.171 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Em fiscalizações, foram 380,3 mil veículos abordados durante todo o ano, sendo que quase metade, 163,5 mil, receberam alguma multa. Outros 10,6 mil estavam com problemas na documentação e tiveram de ser removidos ao pátio.
FONTE: NSC