O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisa de mais sangue pra realizar as transfusões. Como as pessoas estão de férias, se esquecem de doar, o que deixa o estoque defasado. Por isso, é importante as pessoas continuarem as doações. No site do Hemosc, é possível encontrar as informações sobre onde e como doar.
"Convidamos todos os que são doadores e aqueles que querem doar pela primeira vez que procurem o Hemosc mais próximo da sua residência. O sangue é material vital, precisamos para várias situações cirúrgicas e procedimentos médicos", disse Rafael Silva, coordenador Hemosc Criciúma.
No Sul do estado, as pessoas podem doar sangue em dois locais: no Hemosc que fica em Criciúma e na unidade coletora de Tubarão.
O horário de atendimento no Hemosc de Criciúma é de segunda a sexta, das 8h15 até 18h30. Já na unidade coletora de Tubarão é das 7h30 até 12h30. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (48) 3444-7410. Ainda é possível acessar site do hemosc.
Na plataforma, também estão disponíveis informações sobre a situação dos estoques de sangue. O Hemocentro disponibiliza, ainda, transporte para pequenos grupos agendados.
O sangue arrecadado no hemocentro de Criciúma é distribuído para 26 hospitais e clínicas das região Sul, beneficiando cerca de 900 mil pessoas.
Quem pode doar?
*Quem tem entre 18 e 69 anos;
*Pessoas com 16 e 17 anos de idade precisam ter levar uma autorização formal dos pais e/ou responsáveis para doar;
*Limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
*Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
*Pesar acima de 50 kg;
*Apresentar documento de identidade com foto;
*Ter repousado bem na noite antes da doação;
*Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
Evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças;
Fonte: g1-SC