Duas placas de sinalização de trânsito têm chamado a atenção de motoristas que trafegam pela BR-282, em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. Isso porque, uma delas que antecede o radar estipula a velocidade de 60 km/h, já a próxima pede que a velocidade seja de 50 km/h, conforme definida pelo controlador de velocidade instalado no local.
Fabiano Paulo Moratelli é gerente comercial e trafega pela rodovia. Ele questiona a instalação das placas e diz que a situação é confusa.
“Estava passando por Faxinal dos Guedes e coincidentemente vi as placas. Uma de 60 km/h e poucos metros há o radar de 50 km/h. Eu rodo mais de 5 mil km por mês atendendo os três estados do Sul e isso é um absurdo. Tem coisas que não dá para entender, como é o caso das sinalizações de 40 km/h”, salienta.
Ainda conforme o motorista, é necessário que haja uma padronização de velocidade, principalmente, nos trechos onde há trevos.
“Acredito que esses radares de 40 km/h são momentâneos, já que logo que passa da sinalização, o pessoal acelera igual. Na minha opinião essa questão dos radares fixos é uma captação de recursos para o Estado e a União. Não tem explicação. Na condição que trabalhamos no dia a dia, passamos despercebidos, já que em alguns locais são de 40, uns de 50, outros de 80. É bem complicado. Acho que o Dnit deveria fazer um padrão”, cita Fabiano.
Sobre o fato, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) informou que neste momento as equipes técnicas estão apurando mais informações para avaliar o que será feito.
Fonte(s): ClicRDC