Imagine receber a ligação de uma pessoa questionando se você gostaria de ouvir a "Palavra do Senhor". Atentamente, você ouve cada frase, concordando com o recado e, ao final, agradece pela mensagem. Parece ser algo inofensivo, mas saiba que você pode ter caído em um novo golpe que tem chamado a atenção de quem mora em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina.
Batizada de "Palavra do Senhor", a prática mistura roubo de informações, gravações de voz e mensagens biblícas. A ação foi descoberta pelo Procon da cidade após moradores relatarem que foram vítimas do golpe.
Segundo o coordenador do órgão municipal, Ivan Marques, a prática ocorre da seguinte maneira: o golpista liga para a vítima e pergunta se ela "permite" que ele leia uma passagem da bíblia. Ao terminar o texto, ele pergunta para pessoa se ela "concorda" com a mensagem. Depois, ele novamente indaga a vítima, questionando se ela gostou da "palavra".
Por fim, os suspeitos ainda pedem se a pessoa aceita "Jesus como salvador", sendo que ela deve responder "aceito". Após as perguntas, os golpistas agradecem e desligam o telefone.
Marques diz que, durante todo esse processo, a ligação é gravada, o que permite que os suspeitos tenham a voz da vítima dizendo palavras como "permito", "concordo", "sim" e "aceito". Essas gravações, posteriormente, podem ser usadas para efetuar transações financeiras por meio de comando de voz.
Até esta segunda-feira (20), segundo o Procon, duas pessoas afirmaram que receberam a ligação. Já nas redes sociais, outras dezenas relataram que já foram vítimas do golpe. Por ser algo "diferente", Marques enfatiza a importância de estar atento.
— É importante que as pessoas fiquem muito atentas com esse novo golpe, bem como evitem fornecer dados e números de documentos pessoais ou de cartões, protegendo seus dados e evitando prejuízo financeiro — pontua.
Fonte: NSC