(49) 99811-5023

NO AR

CALDEIRÃO MUSICAL

emy10.com.br

Brasil

Transferência de veículo pode ser feita por aplicativo a partir de hoje em Santa Catarina

Publicada em 01/09/2021 às 07:44h - 249 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 

A Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV) pode ser feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que guarda no celular os dados da carteira de motorista e do documento do veículo que está sem nome do condutor.

 

A nova modalidade, lançada  pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), pode ser feita a partir de uma conta gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo federal.

 

A ATPV é a versão digital do antigo Documento Único de Transferência (DUT). Segundo o Ministério da Infraestrutura, ao qual o Denatran é subordinado, até o momento em que o download eletrônico só está disponível para veículos que possuam documentos emitidos a partir de 1º de janeiro de 2021.

 

Uma operação usa a chamada assinatura eletrônica avançada, que dispensa o reconhecimento de firma em cartório, uma vez que o documento do veículo já está armazenado digitalmente no aplicativo da CDT.

 

Nessa primeira versão da assinatura eletrônica no CDT, será possível apenas realizar a venda de veículos por pessoas físicas para componentes comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).

 

De acordo com o ministério, essa nova modalidade elimina a necessidade de despachantes, cartórios e outros intermediários, uma vez que o sistema vai possibilitar a transferência eletrônica de propriedade, com escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos do estoque das concessionárias e revendedoras.

 

Na prática, assim que o estabelecimento avisar, pela Renave, que a pessoa deseja transferir o veículo, o proprietário recebe um comunicado, na central de mensagens do aplicativo CDT, para fazer a assinatura digital no documento.

 

A autenticação da assinatura será feita por meio do login na conta gov.br, onde será verificada a identidade digital do proprietário. Os tipos de conta do gov.br excluídos para utilização da assinatura eletrônica avançada são os tipos Prata e Ouro.

 

Fonte: Jornal A Sua Voz




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Que estilo musical você curte mais atualmente:

 Bandinha?
 Pop Internacional?
 Pop Nacional?
 Sertanejo?







.

LIGUE E PARTICIPE

(49) 3363-0214

Visitas: 13341586
Usuários Online: 2678
Copyright (c) 2024 - Rádio Emy10 - Rádio Emy10 - GNA Comunicações