Florianópolis e outras cidades do Litoral de SC podem registrar 0°C nesta semana, enquanto a Serra chega a -10°C
O ar cortante dos dias mais frios vai fazer companhia aos catarinenses nesta semana a partir desta terça-feira (27) à noite, quando as temperaturas começam a despencar em todo o Estado. A recomendação é reforçar os cobertores já para o amanhecer da quarta-feira (28), quando os termômetros podem marcar -6°C na Serra de SC e chegar a 4°C na Grande Florianópolis.
O frio extremo, que pode classificar o inverno de 2021 como um dos mais rigorosos da história de SC, no entanto, está previsto para a próxima sexta-feira (30). Até lá, o Estado vai conviver com chances de geada, chuva congelada e neve para algumas regiões, conforme a previsão do tempo.
Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, as temperaturas vão de 2°C a 5°C até quinta (29), na maior parte do Estado, até chegar próximo de 0°C no Litoral e -10°C na Serra de SC, na sexta. Já no fim de semana, o ar gélido começa a dar uma trégua e as temperaturas voltam a subir gradativamente.
- A menor temperatura de ar polar deve acontecer na sexta-feira ao amanhecer. No fim de semana ainda vai ter frio, mas como vai aumentar a nebulosidade, principalmente no domingo, a temperatura já não baixa tanto ao amanhecer. Dá para dizer que o fim de semana ainda é frio, mas aquele frio mais comum - explica Puchalski.
Por que faz tanto frio em SC neste ano?
O frio extremo que chega a Santa Catarina vem da Antártica, onde há uma formação de gelo muito grande e, neste inverno, segundo Leandro Puchalski, até acima do padrão. Naquela região, como se sabe, há um frio muito intenso. E ele chega a SC por meio de uma espécie de corredor.
- A gente está com frio muito forte naquela região e os ventos em altitude estão abrindo uma espécie de corredor entre polo e a parte Sul aqui do Brasil, o que facilita que essas massas de ar polar mais fortes avancem - explica.
Fonte: DC/NSC