Nesta terça, a Comissão Mista formada na Alesc para debater e propor melhorias ao plano de carreira do Magistério estadual recebeu o Chefe da Casa Civil, Eron Giordani e os secretários estaduais da Educação, Luiz Fernando Vampiro, e da Administração, Jorge Tasca, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Luiz Carlos Vieira. O principal assunto foi a anúncio feito pelo governador Carlos Moisés um dia antes, de pagar no mínimo R$ 5 mil para professores graduados com 40 horas aula semanais.
Durante a reunião, os representantes do governo confirmaram o anúncio mas não deram detalhes, alegando que questões técnicas e jurídicas ainda precisam de definição. Mais de 1,3 mil profissionais da educação acompanharam a transmissão ao vivo, na expectativa de saberem quando e como o valor será pago.
A deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão Mista, destacou a necessidade da medida contemplar todos os trabalhadores do setor, incluindo inativos, temporários e especialistas, além da aplicação em toda a carreira, para incentivar a formação dos professores com mestrado e doutorado.
A Comissão Mista dará sequência à construção dessa proposta, em conjunto com o sindicato da categoria, reunindo-se com economistas, juristas e órgãos de controle nas próximas semanas. Formado por 7 deputados há um mês, o colegiado tem 60 dias para debater e apresentar uma modelo ao governo estadual.
Luciane, que também preside a Comissão de Educação da Alesc, ainda destacou que governo tem a obrigação constitucional de investir 25% da receita corrente líquida em Educação, o aumento da arrecadação estadual e o congelamento dos salários do setor desde 2018.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputada