Segundo o agricultor da Linha Limeira, interior de São Miguel do Oeste, Valmor Luiz Panisson, de 55 anos, a família tem plantação de milho, soja e também possuiu gado leiteiro. Conforme ele, a situação está extremamentecomplicada.
Para a Peperi, ele comentou que no leite a produção baixou em 40%. No milho a perda está em 60% e na soja o prejuízo será de quase 100%.
Valmor ressaltou que se chover, alguma coisa será recuperada, mas não é garantido ainda. Ele também comentou que reside no mesmo local há 55 anos e que está é a estiagem mais forte já enfrentada nos últimos anos.
Para ele, a seca tem feito a família mudar alguns hábitos, como por exemplo, cuidar mais da água para os animais, plantações e para o consumo também. Além disso, sobre o abastecimento, o agricultor falou que a situação está cada vez pior, pois como não chove para encher as caixas de água eles necessitam de ajuda da prefeitura.
Valmor afirmou para a reportagem que o prejuízo financeiro até o momento é incalculável e a situação tende a piorar visto as baixas expectativas de chuvas para a região.
Outra preocupação, além da falta de chuva, é as contas que estão chegando e a família precisa encontrar uma solução para quitar e não se complicar ainda mais.
Fonte: Portal Peperi.