Segundo as responsáveis da sala de situação, durante este período de quarentena, em que a população esta em isolamento social, pedimos que dediquem um tempo para a limpeza de seus terrenos e pátios evitando os focos do mosquito da dengue.
Confira algumas dicas para eliminar criadouros do mosquito da dengue:
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, encha-os de areia.
- Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as com uma esponja uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura NÃO impede que o mosquito entre e deposite os ovos.
- Lave, com escova, os potes de comida e de água dos animais uma vez por semana, no mínimo.
- Recolha latas, tampas de garrafas, cascas de ovos, e outras embalagens vazias que possam acumular água e coloque-as em sacos de lixo, bem fechados, antes de descarta-los. Não acumule lixo em seu terreno.
- Guarde pneus velhos e outros materiais que possam acumular água em local seco e abrigado da chuva.
- Mantenha ralos e vasos sanitários em desuso, bem vedados, não adianta apenas abaixar a tampa, cubra-os com um plástico, ou de a descarga neles pelo menos a cada 5 dias.
- Mantenha suas caixas de água completamente vedadas e cubra o “ladrão” com uma tela bem fina.
- Lave semanalmente, com escova, a parte interna de tanques, tambores e caixas de água utilizadas para armazenar água da chuva. Mantenha-os sempre tampados.
- Mantenha as calhas limpas, e desentupidas, procure verificar as mesmas pelo menos a cada 3 meses.
- Mantenha bromélias, e outras plantas que possam acumular água em local abrigado da chuva, caso contrário elimine-as.
- Não utilizar lonas para cobrir madeiras e outros materiais, utilize uma cobertura que não acumule água.
É muito importante que a população se atente a todos esses detalhes simples que ajudam a coibir a proliferação da doença.
.
Salientamos que em caso de dúvidas, a Unidade de Saúde de Bom Jesus do Oeste segue à disposição da comunidade. Qualquer dúvida ou denúncia, ligue: 3363-0252
Fonte: Ascom Bom Jesus do Oeste