1. Brumadinho e as barragens de SC
Em janeiro uma barragem na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, rompeu e deixou mais de 250 mortos. A tragédia acendeu um alerta em Santa Catarina, pois metade das 138 barragens do Estado não tinha planos de segurança, emergência e vistorias, conforme relatório de 2017.
2. Dois catarinenses morrem em incêndio no CT do Flamengo
Dois adolescentes de Santa Catarina estavam entre as vítimas de um incêndio no centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, que matou 10 atletas da categoria de base do clube em fevereiro.
3. Caso Jaguar
No dia 23 de fevereiro um acidente na BR-470, em Gaspar, resultou na morte de duas jovens. Evânio Prestini era o motorista do Jaguar que bateu em um Fiat Pálio em que estavam cinco mulheres. Um vídeo gravado momentos antes do acidente mostrou o carro andando em zigue-zague na rodovia. Evânio estava embriagado, foi preso em flagrante e teve prisão preventiva decretada. Em julho, um habeas corpus garantiu ao réu o direito de aguardar julgamento em liberdade, mediante o cumprimento de medidas cautelares.
4. Comentários sobre decote de deputada na posse
Na posse dos deputados catarinenses no começo do ano, o principal assunto da cerimônia foi o macacão usado por Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT). A 5ª parlamentar mais votada do Estado virou alvo de críticas devido ao decote de sua roupa. A divulgação das fotos nas redes sociais rendeu uma série de comentários ofensivos.
5. Família catarinense encontrada morta no Chile
O que era para ser uma viagem de comemoração terminou em tragédia, em maio, com seis brasileiros mortos. Todas as vítimas eram da mesma família e morreram em decorrência de uma intoxicação por monóxido de carbono. Eles estavam a passeio pela cidade de Santiago, no Chile, para comemorar o aniversário da filha de 15 anos. A intoxicação foi causada pelo vazamento de gás do sistema de aquecimento do apartamento.
6. Morte de Rafael Henzel, jornalista que sobreviveu à queda de avião da Chapecoense
O jornalista Rafael Henzel, que sobreviveu ao acidente aéreo da Chapecoense em 2016, morreu em março deste ano vítima de um infarto. Ele se sentiu mal enquanto jogava uma partida de futebol, foi levado ao hospital, mas não resistiu.
7. Bettina, a jovem catarinense milionária que viralizou na internet
Bettina Rudolph, de 22 anos, virou uma celebridade da web após divulgar um vídeo que falava sobre como teria acumulado R$ 1 milhão de patrimônio. A jovem nasceu em São Paulo, mas é radicada em Timbó, no Médio Vale do Itajaí. Formada em Administração na Universidade Regional de Blumenau (Furb), ela se tornou o assunto mais comentado do Twitter na segunda quinzena de março deste ano.
8. Morte do Cão Barney, do corpo de bombeiros
O labrador Barney, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, morreu durante um resgate no interior de Içara, quando submergiu depois de entrar em um rio. Barney atuou na missão de resgate da tragédia de Brumadinho, em fevereiro deste ano.
9. Chacinas em SC
Integrantes de duas famílias foram assassinados em Alfredo Wagner, em agosto, e em Araquari, em dezembro. No crime da Grande Florianópolis as vítimas foram um homem, sua esposa e o filho do casal. Já na chacina do Norte do Estado quatro pessoas foram mortas a tiros e uma idosa sofreu parada cardiorrespiratória, além de outros dois jovens que ficaram feridos durante o crime.
10. Pílulas mortais
Em abril uma mulher de 27 anos foi encontrada morta em casa sem sinais de violência, em Lages, na Serra Catarinense. A ocorrência intrigou a polícia, principalmente, o médico legista que atendeu o caso. Durante cinco meses a equipe de reportagem da NSC investigou, negociou e comprou composições consideradas naturais e oferecidas em grupos de Whatsapp para descobrir como funciona o mercado de remédios para emagrecer em SC.
11. Feminicídios
Um tipo de crime que marcou negativamente o ano foi o feminicídio, homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher. O número de feminicídios em 2019 em Santa Catarina superou o do ano passado, com mais de 43 vítimas durante os 12 meses. Alguns casos que geraram grande repercussão no estado foram o de Gabriella Custódio Silva, em Joinville, e o de Brenda Rocha Carvalho, de apenas 14 anos.
12. Mais de 100 municípios de SC podem desaparecer
Em projeto proposto pelo governo federal, municípios com menos de 5 mil habitantes e com receita própria que não chegue a 10% do total da receita recebida, podem ser incorporados em cidades vizinhas. Um levantamento aponta que 104 municípios catarinenses se enquadram e estariam em risco.
13. Incêndios na Serra do Tabuleiro
Entre os meses de setembro e outubro o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi atingido pelo fogo em cinco ocasiões diferentes. O maior deles ocorreu entre 10 e 11 de setembro, queimando cerca de 800 hectares.
14. Polêmica do ICMS
O primeiro ano do governo de Carlos Moisés da Silva foi marcado pela discussão do ICMS em Santa Catarina. Os incentivos fiscais relacionados à carne, à produção de cerveja e aos agrotóxicos foram pauta na Alesc durante todo o ano e a discussão deve voltar em 2020.
15. W.O do Figueirense
Os jogadores do Figueirense não entraram em campo para o jogo contra o Cuiabá em agosto deste ano. A partida era válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os atletas não pisaram no gramado em protesto a falta de pagamentos de salários.
16. Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, na mira da Operação Chabu
Executada em junho deste ano, a Operação Chabu desarticulou uma organização que violava sigilo de operações policiais no Estado de Santa Catarina de acordo com a Polícia Federal. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, chegou a ser preso na ação e foi indiciado por três crimes. Loureiro afirma que é inocente.
17. Visitantes inusitados
Alguns animais que não estávamos acostumados a ver resolveram aparecer pelo nosso estado neste ano. Além dos pinguins, que frequentemente são resgatados em nossas praias, e de golfinhos e baleias que são avistados no nosso litoral, em junho um tubarão da espécie mais rápida do mundo apareceu por aqui e, em novembro, pássaros cor-de-rosa voltaram a voar em Florianópolis após mais de 200 anos.
18. Fraude na maratona de Floripa
No final de novembro ocorreu a Meia Maratona de Florianópolis, evento aguardado pelos atletas durante todo o ano. Mas a prova deste ano teve um incidente não muito agradável. Um dos corredores foi desclassificado por suspeita de fraude no percurso, e ele ainda chegou a estar no pódio da sua categoria.
19. Grupos Nazistas em SC
Santa Catarina é o segundo Estado do Brasil com mais grupos neonazistas ativos na internet. A afirmação está nos números de uma nova pesquisa brasileira que aponta o crescimento dos movimentos de inspiração nazista no Brasil. Conforme o levantamento, Santa Catarina tem 69 células (grupos de três a 40 pessoas com ideais e atividades comuns) em atividade.
Fonte: DC