Com o objetivo de fortalecer a segurança nas rodovias e coibir crimes transfronteiriços, o Exército Brasileiro deflagrou nesta semana a Operação Choque de Ordem/ Ágata. Fiscalizações acontecerão na faixa de fronteira de Santa Catarina e do Paraná.
A operação é coordenada pela 5ª Divisão de Exército, de Curitiba, em parceria com diversos órgãos de Segurança Pública a níveis nacional, estadual e municipal. Ente os objetivos, está coibir o tráfico de armas e drogas e contrabando, além de crimes ambientais. Ao todo, mais de 1,5 mil militares estão nas ruas.
Programa de Proteção Integrada de Fronteiras
A Choque de Segurança/ Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016. A 5ª Divisão de Exército realiza suas ações com base no Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980.
Ainda, com amparo no Art. 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, são conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais, revista de pessoas, veículos e embarcações e, intensificação da fiscalização de produtos controlados.
5ª Divisão de Exército
A 5ª Divisão de Exército é a unidade militar responsável pelas ações constitucionais do Exército nos estados do Paraná e Santa Catarina.
14º Regimento de Cavalaria Mecanizado
Nesta operação, a faixa de fronteira de Santa Catarina, que abrange 83 municípios, é responsabilidade do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado - Regimento Lanceiros do Ponche Verde - que recebeu também tropas do 62º Batalhão de Infantaria, de Joinville, e do 23º Batalhão de Infantaria, de Blumenau.
Portal São Miguel com informações 14º RCMec