Nesta semana, a reportagem da Rádio Emy 10 FM foi até a Linha XV de Novembro, na propriedade de Marcio Weirick, conhecer um pouco mais sobre a sua atividade, e que vem se destacando no cenário regional.
Márcio reside com seus pais, que o ajudam na produção, e trabalha a 13 anos no cultivo de melancias. Em 2019 a área plantada atinge 17 hectares, nos quais são plantadas três variedades da fruta, sendo elas, vista, talismã e formosa. O produtor estima uma colheita de cerca de 20.000 quilos por hectare.
Toda a produção já tem mercado praticamente garantido, segundo o produtor. Além de possuir um ponto de venda na sua residência e outro na SC 160, Marcio conta também com o auxílio de vendedores que fazem a venda direta ao consumidor final, além de abastecer mercados da região.
A colheita da fruta é feita de forma escalonada, iniciando a partir da segunda quinzena de dezembro.
Graças a qualidade das frutas produzidas, Marcio conta que já é reconhecido na região com suas melancias. Graças a esse reconhecimento, também já está atingindo consumidores de outros estados, que procuram a qualidade da sua produção.
O município de Bom Jesus do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente auxilia o produtor, principalmente na divulgação da produção. Segundo o secretário municipal Marcio Storck, o cultivo de melancia pode representar a garantia de uma fonte de renda às famílias agrícolas e agregar valor em pequenas áreas de cultivo.
Quem desejar adquirir as frutas diretamente da lavoura, pode se dirigir até a propriedade do agricultor, na Linha XV de Novembro, a partir do dia 20 de Dezembro, ou também entrar em contato pelo telefone (49) 984158157.
Fonte: Adenir Machado de Souza/ Rádio Emy 10 FM