O comando da Força Tarefa que atua nas buscas pelo jovem gaúcho Andrei Franchini, de 19 anos, desaparecido desde a noite de quarta-feira (6), depois que o barco onde ele e outros 13 estudantes e o barqueiro estavam virou, solicitou o fechamento das comportas da barragem da Foz Chapecó, no município de São Carlos, localizada acima do ponto onde ocorreu o acidente.
A medida se deu ao fato de que o Rio Uruguai está pelo menos três metros acima do nível normal, com águas barrentas e agitadas, que dificultam o trabalho de mergulhadores, arrastam galhos e escondem pedras. Com o fechamento das comportas, a expectativa é de que o rio baixe, expondo áreas hoje inacessíveis. A água começou a baixar logo pela manhã e até ao início da tarde deve chegar a dois metros abaixo e, já no final do dia deve começar a subir novamente.
Atuam nas buscas, 26 homens - 12 bombeiros de Iporã de Oeste, Itapiranga e um de São Miguel do Oeste, seis socorristas do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre e mais oito da Marinha gaúcha.
Portal São Miguel