Por volta das 23h, desta quarta-feira (6), a guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender ocorrência envolvendo uma embarcação que realiza travessia de passageiros no Porto da Barca. Ao chegar no local, confirmou-se a informação que um dos barcos que realiza a travessia entre as cidades de Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS virou com 13 passageiros e 01 piloto. Um ocupante de 19 anos, residente em Vista Gaúcha/RS, estudante da UCEFF de Itapiranga, estaria desaparecido.
Imediatamente uma equipe de buscas adentrou no Rio Uruguai com uso do barco Dourado na tentativa de localizar o mesmo. As buscas prosseguiram por toda a noite com o auxílio de outra equipe do Corpo de bombeiros de Itapiranga utilizando a lancha – Carpa e com empenho de 10 bombeiros. Estão auxiliando também nas buscas embarcações de barqueiros e uma equipe de bombeiros de Três Passos/RS.
Por volta das 5h, desta quinta-feira (7), novas equipes adentraram com as embarcações e também o jet-sky. Está atuando em conjunto na operação a aeronave helicóptero do Saer/Fron de Chapecó. Até o momento o jovem não foi encontrado.
De acordo com relato de passageiros, ninguém estaria usando o colete salva vidas no momento do acidente e que o jovem desaparecido não sabia nadar. Relataram ainda que uma jovem estava com ferimento na cabeça, porém ela não encontrava-se mais no local. Os estudantes também disseram que foram momentos de pânico e que contaram com a ajuda dos colegas, barqueiros e populares no local, para saírem a nado do rio.