O longo período sem chuvas que vem afetando toda a região oeste catarinense, também está causando transtornos em Bom Jesus do Oeste. De acordo com informações da administração municipal, máquinas e equipamentos da prefeitura estão abastecendo 11 aviários, 2 granjas de porcos e 1 propriedade de gado leiteiro com água potável para os animais, cerca de 100 mil litros diariamente. O longo período sem chuvas significativas acabou esgotando os reservatórios de água nas propriedades.
O perímetro urbano também vem sendo afetado com o racionamento de água. Os poços artesianos que tinham vazão de 10 mil litros por hora, estão tendo uma vazão de apenas 3 mil litros, obrigando a Casan a fazer o racionamento para não deixar a população literalmente sem água.
A defesa civil vem acompanhando a situação dos municípios, porém até o momento nenhuma ação foi efetivada, cabendo aos municípios adotar medidas para solucionar os problemas enfrentados.
A administração e a Casan pedem a colaboração de toda população para o uso consciente da água, evitando o desperdício. Se a estiagem persistir, nos próximos dias o racionamento deve ser adotado diariamente.
Fonte: Adenir Machado de Souza/ Rádio Emy 10