Entenda o caso:
Em meados de Novembro de 2018, o Setor de Investigação Criminal da DPCO⁄ FRON Maravilha recebeu denúncia de que estaria ocorrendo fraudes a partir de empréstimos consignados não autorizados, especialmente, por idosos, vinculando aposentadorias e pensões a descontos irregulares.
No decorrer das investigações, constatou-se que a abrangência criminosa ia além da cidade de Maravilha, auxiliando na investigação as Divisões de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste e Chapecó, bem como, a DPCO⁄FRON de Cunha Porã. Assim como as Delegacias de Polícia Civil de Barra Bonita, Guaraciaba e Iraceminha onde também há Inquéritos Policiais instaurados que investigam a prática delitiva pelos mesmos investigados.
A “Operação Consignados”, deflagrada ontem (27), contou com a participação de mais de 19 Policiais Civis, num total de três Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste e Iraceminha, onde foram apreendidos objetos eletrônicos como Notebooks, smartphones e diversos documentos relevantes para o andamento das investigações.
Além das empresas onde ocorreram as buscas, cinco pessoas são investigadas pela prática de Estelionato e Associação Criminosa.
O valor estimado resultante das irregularidades investigadas podem ultrapassar o valor de R$100,00 mil reais, e o número de vítimas ainda é incerta, tamanha a engenhosidade e complexidade da articulação criminosa.
Gionei Argenta / Polícia Civil