Após recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi exonerada Márcia Wendling Rüdger, tia do Prefeito de Modelo, Ricardo Luis Maldaner, do cargo de Secretária de Obras e Serviços Urbanos. De acordo com o Ministério Público, a nomeação de Márcia configurava nepotismo.
As informações são da Promotoria de Justiça de Modelo.
“A nomeação da secretária, tia do Prefeito, é incompatível com a vedação contida na Súmula n. 13 do STF, que proíbe a nomeação de parente até 3º grau, bem como viola os princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade administrativa. Além do mais, a secretária, que é formada em Comunicação Social, não demonstrou formal qualificação técnica para o desempenho do cargo de chefia da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, aliado ao fato que não se verificou escassez no município de Modelo de outros profissionais na área a ponto de justificar a nomeação de parente próximo do Prefeito”, assinala o Promotor de Justiça Edisson de Melo Menezes, autor da recomendação.
Márcia, em entrevista, explica que ela foi conduzida ao cargo por indicação do partido e não do prefeito. “Apesar disso, optei por deixar após a recomendação do MP, pela questão de preservar minha família”, disse ela.
Ela ainda acentua que apesar de não ter a capacitação técnica específica para atuar em obras e urbanismos, ela garante que fez o melhor. “Já havia sido secretaria de agricultura em um governo anterior e também no primeiro mandato do Prefeito Ricardo e decidi assumir esse desafio de atuar frente a uma nova pasta. Estou certa de que dei o meu melhor”, finalizou.
O decreto de exoneração do cargo foi publicado em 6 de março de 2019.