As barragens de Santa Catarina vão passar por uma fiscalização durante este mês de março para identificar possíveis riscos. O trabalho será feito pelo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). A previsão é de 136 estruturas sejam vistoriadas.
Segundo a Defesa Civil, as ações preventivas se intensificam com a atualização de informações sobre as estruturas no Estado. As visitas serão feitas pelos coordenadores regionais que farão a coleta de dados.
Será analisado se há um plano de ação de emergência (PAE). Além disso, será feita a cópia deles para que a efetividade do projeto também seja avaliada. Será verificada ainda, a preparação das comunidades para a execução.
Conforme a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar também está finalizando uma norma técnica de segurança sobre o assunto.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, quanto à destinação do uso da barragem existe um órgão federal específico que fiscaliza a estrutura.
No caso de captação de água para consumo humano, animal ou agricultura é responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).
As estruturas para o descarte de minério ficam a cargo da Agência Nacional de Mineração (ANM) e as estruturas usadas para a produção de energia elétrica ficam subordinadas a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
G1 SC