Nesta quinta-feira (31) realizou-se a palestra Genotipagem: Entrega dos resultados genômicos das filhas do MGA Itaipu com o palestrante Celso Barbiero Alves. O momento aconteceu na sala de reuniões da CCO – Pavilhão I, localizado no parque de exposição Itaipu Rural Show em Pinhalzinho/SC.
O palestrante comenta que na ocasião foi realizada a entrega dos resultados das filhas do Programa Modelo Genético Aurora, “no passado foi realizado a leitura do DNA dos animais das propriedades e então definiu-se um modelo genético, alocamos a genética usada, os touros que iriamos usar, e daí então nasceu as filhas. Para termos um entendimento se estas filhas estão sendo melhores que as mães, nós temos que ler o DNA delas também e então coletamos o material destas filhas, enviamos para os Estados Unidos para leitura e chegou o resultado. Hoje o momento é de entrega para os produtores e a ideia é gerar a percepção do quanto está se tendo benefício”, explica Celso.
O momento oportunizou a entrega e também uma explanação sobre o Programa e o que ele entrega e informações sobre novos projetos que se está definindo para 2019. O atual programa possibilidade a leitura da capacidade produtiva de cada filha. Trata-se de uma tecnologia eficaz que se utiliza em centros de auto tecnologia no mundo.
Cristiane Both – Veterinária na Cooperativa Regional Itaipu, comenta sobre os resultados entregues, “o feedback que tivemos foi muito bom, o formato de expor os resultados e compreensão por parte dos produtores foi esclarecedor. Esta tecnologia direciona, pois faz com que o produtor perceba o que deve ser melhorado”, explica Cristiane.
O produtor e associado da Itaipu Milton Kerbs, realizou o acompanhamento dos animais da propriedade e recebeu também os resultados por parte do Programa Genético Aurora, segundo ele a avaliação é de alto nível e muito positiva, houve uma evolução no sentido de melhoramento genético tanto quando a sanidade dos animais e para produção futura requer um trabalho diferenciado.
André Balestrini – Agrônomo, Consultor e Produtor Rural de Bovinocultura Leiteira enfatiza que ao trabalhar com a atividade é necessário aprimorar conhecimentos, “percebemos hoje o resultado do fruto que foi plantado em 2014 onde buscamos conhecer as vacas, hoje estamos conhecendo o DNA das filhas e daqui alguns meses as netas e quando realizamos este paralelo, conseguimos mensurar a evolução da qualidade destes animais. E essa melhora visa a lucratividade e redução de custos para não criar um animal que não apresentará um resultado bom”, explica Balestrini.
O Itaipu Rural Show acontece até o dia 02 de fevereiro no parque de exposição do Itaipu Rural Show em Pinhalzinho – Santa Catarina. Participe do Itaipu Rural Show – A evolução do agronegócio passa por aqui.
Assessoria de Imprensa