A Polícia Militar divulgou nesta sexta-feira (25) a suspensão do concurso público de formação de oficiais. Segundo a PM, a corporação segue uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que investiga o certame em um inquérito civil.
O mesmo concurso foi suspenso em setembro de 2017 também por recomendação do MPSC. Na época, o motivo era o vazamento do tema da redação dois meses antes da seleção. Com isso, no mesmo mês, a PM anulou a segunda fase do concurso.
Em maio de 2018, a Justiça ainda determinou que fosse alterado o edital de concurso para que militares de outros estados não tivessem restrição de idade para participar da prova. Antes, esse benefício se limitava à PM e aos bombeiros militares de Santa Catarina. Para os civis, o limite era de 30 anos.
Com as alterações, os novos participantes fariam as duas etapas da prova. Já aqueles que fizeram o certame em 2017, apenas a segunda etapa. Em outubro de 2018, foi publicado o edital complementar, o nº 014/cesiep/2018, para regulamentar a realização do concurso, o nº 91/CESIEP/2017.
A reportagem não teve acesso ao inquérito civil instaurado pelo MPSC e a PM não divulgou a motivação da recomendação que levou a nova suspensão desta sexta.
Em nota, a PM disse que prestou todas as informações solicitadas pelo Ministério Público e que aguarda o posicionamento do órgão para as próximas medidas. Segundo a PM, o concurso permanece suspenso até a conclusão das diligências do MPSC.
G1 SC