Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois homens feridos chegaram, por volta das 15h, de helicóptero, ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Não informações sobre o estado de saúde deles. Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão.
A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Feijão. Segundo as primeiras informações, os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse em nota.
O que se sabe até agora
· Rompimento ocorreu no início da tarde na Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho;
· Mar de lama destruiu casas;
· Dois feridos foram resgatados por helicóptero;
· Hospital da região vai atender apenas vítimas do acidente;
· Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual estão no local; dois helicópteros sobrevoam a região;
· Ao menos seis prefeituras emitiram alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba;
· Por precaução, o Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local.
Ações de emergência
De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas. Dois helicópteros estão sobrevoando a região.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a MG-040, entre as cidades de Brumadinho e Mário Campos, está totalmente interditada por causa do rompimento da barragem.
Em Betim, uma equipe da Defesa Civil está às margens do Rio Paraopeba. A intenção é monitorar o nível da água e verificar se há risco de o rio transbordar.
G1