Os cãezinhos de companhia da raça ShihTzu são muito comuns no Brasil. Provavelmente todos nós conhecemos alguém que possuem esses cães pequenos e de pelagem colorida, que transmitem uma impressão de doçura e tranquilidade.
No entanto, esses animais são muito mais do que fofos. Uma estudo realizado por cientistas e publicado revista Science descobriu que os ShihTzu utilizam as mesmas áreas do cérebro que os humanos para reconhecer as palavras.
O estudo contou com 13 cães dessa raça, que passaram por um processo de ressonância magnética, durante o qual ouviam as vozes de seus tutores.
Nesse processo, foram intercaladas expressões positivas e animadoras com expressões em tom normal.
No entanto, no hemisfério esquerdo do cérebro, na diferenciação das palavras, não importa a entonação usada, os cães da raça ShihTzu são capazes de compreender os significados das palavras, tanto as positivas quanto as neutras.
O hemisfério direito trabalha para compreender o tom de voz e proporciona mais emoção àquilo que esses cães escutam.
Atilla Andics, um dos cientistas autores do estudo, explica: “Esta pesquisa mostra que o cérebro de um ShihTzu não apenas analisa o que dizemos, mas também unifica dois tipos de informação para chegar a um só significado”.
Incrível, não? Os animais estão constantemente nos surpreendendo com suas habilidades!
Se você tem um cãozinho ShihTzu, já sabe que poder conversar tranquilamente com ele, porque ele o estará compreendendo de verdade!
Compartilhe essa informação com seus amigos!
Fonte: O Segredo