O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (07) que a “caixa-preta” de diversos órgãos federais começou a ser aberta. Na sua conta pessoal no Twitter, Bolsonaro afirmou que “muitos contratos foram desfeitos e serão expostos”.
Segundo ele, “com poucos dias de governo, não só a caixa-preta do BNDES, mas [também] de outros órgãos”, está sendo levantada e será divulgada. “Muitos contratos foram desfeitos e serão expostos, como o de R$ 44 milhões para criar criptomoeda indígena que foi barrado pela ministra [de Mulheres, Família e Direitos Humanos] Damares [Alves] e outros”, completou.
O presidente se refere à decisão de Damares Alves de suspender um contrato de R$ 44,9 milhões da Funai (Fundação Nacional do Índio) que incluía a elaboração de mapeamento funcional, criação de banco de dados territoriais e implementação de criptomoeda para populações indígenas, segundo a imprensa.
Slogan
O tom ufanista dos discursos do presidente Jair Bolsonaro vai se refletir também no slogan da sua gestão, divulgado nas redes sociais junto com a nova identidade visual do governo federal. Composto pelo último verso do Hino Nacional, o lema a ser adotado pelo governo é: “Pátria Amada Brasil”.
Já a nova logomarca faz uma associação entre a bandeira do Brasil e o nascer do sol. A informação já havia sido antecipada por alguns sites de notícias antes da confirmação pelo novo chefe do Executivo federal em sua conta no Twitter.
“A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$ 1,4 milhões aos cofres públicos se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV”, contabilizou Bolsonaro.
No vídeo em que a nova marca foi divulgada, o governo diz que o povo brasileiro foi às urnas em outubro do ano passado para “escolher um novo Brasil” e para “resgatar o País”:
“Em 2018, não fomos às urnas apenas para escolher um novo presidente. Fomos às urnas para escolher um novo Brasil, sem corrupção, sem impunidade, sem doutrinação nas escolas e sem a erotização de nossas crianças. Fomos às urnas para resgatar o Brasil.”
A frase que vai representar a gestão já havia aparecido na capa de alguns documentos divulgados no fim de dezembro pelo gabinete de transição de Bolsonaro. No fim da tarde de sexta-feira, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) da Presidência da República informou que o lançamento da nova identidade visual do governo seria feito pelos perfis das redes sociais do presidente, a partir das 20h. A divulgação, porém, ocorreu minutos antes, às 19h46min.
Desde que Bolsonaro tomou posse, as redes sociais do Palácio do Planalto passaram a ter imagens de uma bandeira do Brasil na identidade visual. A palavra “Pátria” já havia sido utilizada no slogan do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), iniciado em 2015 e encerrado em 2016, quando ela sofreu um impeachment. A petista adotou a expressão “Brasil, Pátria Educadora”. O SUL