O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), recebeu um banho de mangueira no início da noite desta terça-feira (1º), um ritual do Corpo de Bombeiros. O fato ocorreu após o político sair da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, onde ocorreu a cerimônia de posse.
O banho, que ocorreu por volta das 18h10, é um ato tradicional do Corpo de Bombeiros, segundo a corporação. O governador atuou durante 30 anos nos bombeiros, por isso passou pelo ritual.
Nessa tradição, os colegas dão o banho com a mangueira usada em serviço, o que chamam de batismo, como forma de celebrar uma conquista. O ato estava fora do protocolo, mas acabou encerrando a posse.
Carlos Moisés foi empossado neste 1º de janeiro de 2019 como governador de Santa Catarina. A programação de celebração da posse começou com um culto ecumênico na Catedral Metropolitana da Capital, entre 14h30 e 15h. Às 15h30, participou de uma entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Às 16h, ocorreu cerimônia de posse no Palácio Barriga Verde.
A cerimônia de posse iniciou com a apresentação da banda da Polícia Militar, que tocou o hino nacional. Na sequência, o até então governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), fez um balanço dos trabalhos em 2018. Depois, Moisés e a vice Daniela Reinehr (PSL) assinaram o livro de posse. Os dois também fizeram um juramento.
G1 SC