O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realiza, nesta terça-feira (18), a cerimônia de diplomação dos 60 políticos eleitos no Estado, em outubro deste ano. O ato ocorrerá no Pleno do Tribunal de Justiça, a partir das 18h.
O evento terá a participação de membros do Judiciário catarinense, políticos, convidados e da imprensa. O público poderá acompanhar a cerimônia por uma transmissão pela internet.
A cerimônia marca o último ato da Justiça Eleitoral antes da posse dos políticos que foram eleitos. Nela, os escolhidos pela população recebem um documento, atestando que cumpriram todas as condições legais para assumirem as funções a que foram designados pelos votos que receberam.
Serão diplomados na sessão o futuro governador Carlos Moisés (PSL), a vice Daniela Reihner (PSL), os senadores Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR), os 16 deputados federais e os 40 deputados estaduais que vão assumir em 2019.
Já as posses, que é quando o político assume de fato o cargo, estão marcadas para o dia 1º de janeiro de 2019, no Executivo, e para o dia 1º de fevereiro de 2019, no Legislativo.
Deputada com contas reprovadas será diplomada
A deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL) também vai participar da cerimônia de diplomação nesta terça-feira. Na sexta-feira (18), ela teve as contas de campanha desaprovadas pelo TRE-SC. Os desembargadores encontraram inconsistências no pagamento de contas e também no recebimento de doações por meio de um site de financiamento coletivo.
Apesar do problema, isso não impede que ela possa, inclusive, assumir o mandato. Cabe ao Ministério Público Eleitoral - um braço do Ministério Público Federal - pedir ou não a cassação do mandato da parlamentar.
Diário Catarinense