No ano passado, por exemplo, quando ainda valia a regra do terceiro domingo do décimo mês, começou em 15 de outubro. O próximo horário de verão terminará em 16 de fevereiro. Em comparação com o anterior, terá 21 dias de duração a menos.
A questão da economia de energia foi central para que, no ano passado, o governo tenha cogitado extinguir o horário de verão. De acordo com estudo do Ministério de Minas e Energia (MME), a adoção da hora adiantada na época mais quente do ano não resulta mais em economia de energia. A despeito disso, a manutenção do horário de verão, de acordo com autoridades do setor elétrico, passou a ser considerada uma "questão cultural".
Alterações e a repercussão sobre o Enem
Com a mudança do horário de verão para 4 de novembro, a alteração acabou sendo marcada para a madrugada do dia em que milhares de alunos em todo o país devem realizar a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Para não confundir os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) pediu que a data fosse trocada novamente, e o Planalto adiou para o dia 18. Mas o governo voltou atrás e manteve o dia 4.
Mas antes mesmo do dia 4 chegar, muitas pessoas acordaram uma hora mais cedo em 15 de outubro, depois de seus smartphones mudarem para o horário de verão antes do determinado pelo governo brasileiro. Diversos relatos inundaram as redes sociais, predominantemente por parte de usuários de iPhone que são clientes da Tim. Houve também alguns relatos de usuários de Android que enfrentaram o mesmo problema.
Além das mudanças em celulares de ao menos duas operadoras, usuários também relataram no Twitter que computadores e até relógios de rua foram afetados.
A entidade diz que “alterações nas regras também podem complicar investigações de problemas técnicos e mesmo de crimes cibernéticos, principalmente em curto prazo. Algoritmos criptográficos e sistemas de registro de logs são exemplos de componentes sensíveis a erros em ocasiões de mudança no fuso horário local, como os que podem ser causados pela alteração da entrada ou saída do horário de verão".
Alerta do Google
Veja como ajustar manualmente
2 – Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
Ainda de acordo com a companhia, ma manhã seguinte, o usuário deve se lembrar de desfazer essas configurações ativando as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. Logo depois, o aparelho deve ser reiniciado. O horário deve, então, estar de acordo com o sinal enviado pelas operadoras.
Como reduzir os efeitos da mudança no organismo
Durma com a janela aberta, para que a luminosidade natural ajude a despertar mais cedo.
Escureça os ambientes após o jantar.
Evite usar equipamentos eletrônicos antes de dormir.