O mau tempo da noite desta segunda-feira, dia 1º, provocou transtornos e prejuízos em municípios do Oeste. De acordo com a Defesa Civil, as cidades mais atingidas foram Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Cunha Porã, Palmitos e Saudades.
Os danos em Chapecó foram mais relevantes no Bairro Eldorado, onde quatro residências foram destelhadas pelo vento. Outros estragos ainda foram registrados no Bairro Cristo Rei e na comunidade Faxinal dos Rosas.
Segundo a Defesa Civil, em Xanxerê houve alagamentos em pelo menos oito pontos da cidade, em bairros e no Centro, com a água invadindo residências. Também ocorreu um deslizamento de terra que atingiu uma oficina mecânica. O local foi isolado. Os levantamentos ainda são feitos pela Defesa Civil.
Rajadas intensas de vento e uma forte chuva também atingiram Xaxim, com diversas ruas ficando intransitáveis por causa dos pontos de alagamento. A Avenida Plínio Arlindo de Nês foi isolada pela Polícia Militar devido à quantidade de água na pista e dentro de estabelecimentos comerciais.
Os Bairros Flor e Guarany foram os mais afetados. Houve registro de destelhamentos, quedas de árvores e postes de iluminação pública. Uma residência foi totalmente destruída pela queda de uma árvore.
A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros atenderam vários pedidos de lona para cobertura temporária. Os danos materiais ainda estão sendo contabilizados. Até o último relatório divulgado pela Defesa Civil, danos em 47 residências tinham sido registrados, com 108 pessoas afetadas.
Oeste Mais