O INSS convocou mais de 12 mil pessoas para fazerem perícia médica em Santa Catarina. Essas pessoas estão na lista do pente-fino do Governo Federal que começou em 2016, e não foram localizadas por correspondência para fazer a revisão do benefício.
Deste total, quase 100 pessoas recebem auxílio-doença, e cerca de 12.200 mil são aposentadas por invalidez. Os segurados têm até o dia 13 de agosto para agendar os exames.
Para isso é preciso ligar para a Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135. Caso a perícia não seja agendada até o prazo estipulado, o pagamento do aposentado ficará suspenso até a situação ser regularizada.
A meta em Santa Catarina é analisar cerca de 100 mil benefícios que receberam o direito via processo judicial e não tinham passado por perícia nos últimos anos. Nas aposentadorias por invalidez, foram 6,4 mil canceladas e 24,7 mil revisadas. Já nos auxílios-doença, 19,9 mil foram cortadas e 24,6 mil foram revisados.
Entre agosto de 2016 até 30 de junho deste ano, 26.443 beneficiários perderam o benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença em um pente-fino pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
O governo informou que houve uma redução de R$ 800 milhões nos pagamentos no Estado.
G1