O Corpo de Bombeiros de Modelo está a mais de um ano com problema na falta de efetivo, durante esse período alguns Soldados foram transferidos, conforme informações do Soldado Juliano Gasparini, a Guarnição de Pinhalzinho manda um soldado quando necessita.
Gasparini destaca que tem um curso que formará 300 Soldados em SC, mas não irá suprir nem a quantidade que se aposentaram desde 2014 quando foi a última escola até agora, sendo que no momento a mais de 250 Bombeiros que estão vencendo o tempo de serviço. Juliano ainda destaca que os 300 possam suprir o plantão de dois militares por dia, que é o que não está sendo conseguido no momento.
Na maioria dos dias, a Guarnição de Pinhalzinho manda um Soldado para compor o Efetivo, onde fica dois de plantão. A outra opção é o acionamento de Bombeiros Voluntários, o que ocorre quando necessita. Mas durante a semana quando os Bombeiros Voluntários tem seus compromissos, como trabalho, a Guarnição fica sem plantão.
Juliano finaliza destacando a importância de ter dois Militares de Plantão, sendo que o ideal seria ter mais um fazendo a atividade técnica no Quartel também, para que possa ser atendido as ocorrências o mais rápido possível. Conforme informações do Soldado, em reunião com o Comandante do Batalhão de Chapecó nesta semana, Coronel Ilton, o mesmo destacou que em Novembro vai ser efetivado seis militares em Modelo, para que possa ser cumprido os trabalhos de dois Plantonistas por dia.
Gionei Argenta