Na manhã desta terça-feira (8), o biólogo Junir Lutinski juntamente com uma equipe da Secretaria de Saúde de Chapecó, estiveram na comunidade do Goio-ên, onde foi constada uma infestação por escorpiões Tytius Costatus. Conforme o biólogo as condições climáticas são favoráveis a uma infestação deste animal.
De acordo com o biólogo, no Distrito do Goio-ên foi registrado o único acidente por escorpiões em Chapecó no ano de 2009. Por este motivo a importância de realizar uma fiscalização preventiva. A equipe foi solicitada para fazer uma visita através dos moradores que relataram ter visto escorpiões até mesmo dentro de casa.
Lutinski relata que foram visitadas três residências e em todas foi constada a presença do animal. Segundo ele, todas as casas estão em áreas propícias para a infestação, como por exemplo, são próximas a matos, tem paredes sem rebocos, facilitando assim o esconderijo do animal e muitas madeiras para a lenha a redor das residências.
Por este motivo o biólogo orienta a população a tomar cuidados básicos como colocar uma borracha na parte debaixo da porta para não permitir a entrada do animal. Além disso, ele alerta para o cuidado armazenamento de lenhas e que com a constatação de qualquer contato com o animal que seja procurado uma unidade de saúde. Segundo Lutinski a Secretaria de Saúde estuda uma maneira um plano de ação para o combate ao animal peçonhento.