No período de 31 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, foram identificados 6.929 focos do mosquito Aedes aegypti em 132 municípios de SC. Nesse mesmo período em 2017, haviam sido identificados 4.208 focos em 116 municípios. O aumento do número de focos está associado ao Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), no qual ocorre a coleta de larvas para o conhecimento do Índice de Infestação Predial (IIP).
O número de focos de 2018 é 64,7% maior quando comparado ao mesmo período do ano de 2017. Bom Jesus do Oeste foi incluído na lista dos municípios infestados pelo mosquido Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, após ser registrado mais de 42 focos.
Preocupado com a situação a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, organizou ontem (20) a ''QUINTA D'' de combate a Dengue, contando com a participação da Vigilância Sanitária com apoio de servidores públicos de diferentes áreas de atuação da prefeitura, professores e alunos da Escola de Educação Básica Professor Silvio Romero, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, autoridades do município, representante da CDL, Rádio Emy10 bem como a população em geral. O mutirão percorreu todo o município, dividido em 13 grupos, com o objetivo de eliminar locais como, vasos, potes, sacolas, entulhos, lixos em geral que possam ser criadouros da larva. Com a colaboração da população foi vistoriados as residencias nessa batalha de prevenção a Dengue.