Vai comprar um pneu novo para seu carro? Então preste atenção em uma etiqueta que passou a ser obrigatória no Brasil desde 1º de abril. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) obriga os fabricantes a informar como os produtos se comportam na água, se ajudam a economizar combustível e quanto barulho fazem ao rodar.
A classificação, parecida à que já é usada para medir a eficiência energética de carros e eletrodomésticos, começou a fazer parte dos pneus no país em 2015 e sua incidência vinha sendo ampliada gradativamente até o mês passado. Ela segue um modelo utilizado na Europa, justamente para facilitar uma eventual exportação dos modelos brasileiros para o mercado europeu.
Para chegar à nova classificação, os pneus serão testados pelo Inmetro e classificados com notas de A a G, sendo A o melhor índice.
A primeira diferença relevante a que os consumidores devem ficar atentos é a existência dos pneus verdes, que reduzem o consumo de combustível por ter mais sílica em sua composição, o que reduz seu atrito — os modelos comuns são chamados de pneus pretos. Especialistas garantem que os ecológicos são um pouco mais caros que os tradicionais, mas ajudam a economizar ao longo de sua vida útil.
Também há versões com bandas de rodagem assimétricas (elas escoam melhor a água ou têm desempenho mais esportivo), os que prometem mais resistência (possuem carcaça que dissipa melhor a energia dos impactos), os produzidos com materiais renováveis (como milho, cana-de-açúcar e grama) e até modelos de uso misto menos ruidosos, feitos para rodar mais na cidade, mas ainda eficientes em terrenos difíceis.
ETIQUETAGEM DOS PNEUS
Resistência ao rolamento
São sete níveis, sendo que a nota A indica os modelos que economizam mais combustível.
Aderência em piso molhado
Também em sete níveis, com a nota A oferecendo a melhor aderência na água.
Nível de ruído externo
É expresso em decibéis, com divisão em três níveis. São eles: uma onda (até 69 dB), duas ondas (70 a 72 dB) e três ondas (acima de 72 dB).
Selo Conpet
Mostra que o pneu atende a todas as normas do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.