A Polícia Militar recebeu informações de que contrabandistas passariam por Chapecó nesta segunda-feira (12). Diante das informações, as diversas modalidades de policiamento começaram a monitorar as entradas da cidade.
Era por volta das 22 horas, quando uma guarnição avistou duas caminhonetes transitando pela Avenida Fernando Machado. Ao tentar realizar a abordagem, os veículos se evadiram, sendo que uma das caminhonetes fugiu pela mesma avenida, a outra, seguiu rumo a Avenida Getúlio Vargas.
Após a troca de informações entre as equipes, diversas viaturas iniciaram um acompanhamento tático atrás dos suspeitos. Em fuga, já no cruzamento da Rua Paulo Marquês com a Avenida Getúlio Vargas, uma das caminhonetes, sendo essa uma Amarok, de cor preta, colidiu em um veículo, que segundo a PM, seguia pela via. Após manobrar, novamente o condutor da caminhonete não teria acatado a ordem de parada e desta vez, arrancou a caminhonete e jogou contra um dos policiais do pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), a fim de atropelar o soldado e continuar a fuga, porém neste momento chegaram outras guarnições da Polícia Militar.
Ao perceberem a ação do suspeito, os policiais efetuaram disparos de arma de fogo em direção ao veículo. O motorista, o qual ainda não teve a identidade divulgada, foi alvejado e morreu na hora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local e constatou que o homem não apresentava mais sinais vitais.
O local foi isolado pela Polícia Militar. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local para os procedimentos necessários.
Enquanto as equipes acompanhavam essa caminhonete, outras guarnições seguiam atrás de uma GM/S10 com placas de Foz do Iguaçu/PR. Segundo a PM, esse veículo acompanhado e abordado na Avenida Fernando Machado, no bairro São Cristóvão. O automóvel era ocupado por dois homens, que conforme a polícia, estariam fazendo o serviço de batedor da carga. Os suspeitos foram presos o veículo apreendido.
Já era madrugada de terça-feira (13), quando a Polícia Militar recebeu informações de que uma caminhonete Fiat/Toro, de cor preta, estava estacionada próxima à uma igreja, na Rua Mascarenhas de Moraes, bairro Parque das Palmeiras. Diversas viaturas foram até o local e encontraram o veículo aberto e carregado de cigarros. Não havia ninguém no local. Suspeita-se que a caminhonete estivesse junto com o grupo.
O soldado da ROCAM, o qual foi atropelado, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional do Oeste (HRO) com ferimentos em uma das pernas. Ele foi atendido e logo em seguida liberado.
A polícia não divulgou a quantidade de cigarros apreendidos na ocorrência. Os veículos serão periciados. A polícia não descarta a possibilidade de que as caminhonetes sejam clonadas ou possuam registro de furto/roubo.