Mulheres de várias cidades de Santa Catarina estão mobilizadas em manifestações nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, por igualdade, respeito, contra o feminicídio e a violência doméstica. Nesta manhã, Joinville, no Norte catarinense, e Chapecó, no Oeste, foram organizados atos em locais públicos.
Joinville
Em Joinville, cerca de 50 mulheres estavam mobilizadas por volta das 8h30 em frente a prefeitura do município, conforme a organização. Elas pedem para todas as mulheres denunciarem qualquer tipo de violência.
O ato conta com "apitaços", que fazem parte da campanha "Apite! Denuncie! Assédio e violência sexual contra a mulher, nunca mais!", promovida pela Prefeitura de Joinville e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
O grupo ainda irá se deslocar para a Delegacia da Mulher, Fórum e Praça da Bandeira.
Chapecó
Pelo menos 200 pessoas participam de um ato na Praça Coronel Bertazzo, no Centro de Chapecó, conforme os organizadores nesta manhã. Com cartazes, faixas, depoimentos, palestras e manifestações, o grupo pediu respeito às mulheres.
A manifestação foi proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A principal bandeira levantada foi "nenhuma a menos", movimento com força internacional contra os feminicídios.